28

  • Out | 2013
  • Lei seca

  • Postado por Emanuela Nunes
  • Neste domingo, dia 27 de outubro, o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM trouxe a Lei Seca como tema da prova de redação. Através do tema proposto, os ‘Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil’, o Enem pretende chamar a atenção dos jovens para os perigos de dirigir sobre o efeito de bebidas alcoólicas, pois apesar de ser muito conhecida, as suas regras são pouco respeitadas no país.

    Segundo o site EBC Notícia, em 2011, um levantamento realizado pelo do Ministério da Saúde revelou que uma em cada cinco vítimas de acidentes de trânsito atendidas pelo Sistema Único de Saúde - SUS - havia ingerido bebida alcoólica antes do acidente.

    Nessa época, a Lei 11705, a Lei Seca, já estava em vigor desde 19 de junho de 2008. Ainda assim, três anos após a sua sanção, o SUS registrou essa taxa alarmante que comprova a falta de consciência dos condutores e coloca em risco a vida de todos que trafegam nas vias públicas.

    Atualmente, os motoristas que forem surpreendidos infringindo a Lei Seca estão sujeitos à multa de R$ 1.915,30, suspensão da habilitação por um ano, retenção do veículo e, em alguns casos, até detenção. É imprescindível ressaltar que, para homicídio culposo na direção de veículo automotor, a detenção é de dois a quatro anos e suspensão ou proibição da permissão para dirigir ou apreensão da habilitação para dirigir veículo automotor. Além das punições, o governo investe em campanhas educativas visando o bem-estar e a conscientização de toda sociedade, independe do modal no qual está inserida.

    E, para os servidores públicos que estão de folga hoje, a minha sugestão é tirar na sorte (ou na falta dela rsrs) para decidir quem ficará sóbrio e levará os amigos para casa depois do bar.



    COMENTÁRIOS 11
    Comentários

    Essa notícia ainda não possui nenhum Comentário.
    Seja o primeiro a comentar!

  • SETRANSP NAS MÍDIAS SOCIAIS: